Pular para o conteúdo principal

Caminhabilidade e a Saúde Pública


Caminhabilidade é uma qualidade do lugar, é a medida do quanto o ambiente urbano é seguro e confortável para o deslocamento a pé das pessoas. Cidades que qualificam os espaços urbanos melhoram o índice de caminhabilidade promovendo saúde, sustentabilidade e bem estar. O desenho urbano e a forma como as cidades são planejadas tem relação direta com a saúde das pessoas, pesquisas mostram que caminhar é fundamental para prevenir obesidade, ataques cardíacos, diabetes e muitas outras doenças. O livro “Urban Sprawl and Public Health”, publicado em 2004 nos EUA, alertou que pela primeira vez na historia, devido à inatividade física gerada pelo modelo urbano, a geração atual viverá menos que a geração de seus pais. Problemas com obesidade são cada vez mais comuns no Brasil, segundo o ministério da saúde, 1 em cada 5 brasileiros está acima do peso, a prevalência da doença passou de 11,8%, em 2006, para 18,9%, em 2016. Contribui para a estatística a inatividade física gerada pelos modelos motorizados de transporte, segundo o IBGE menos de 40% da população brasileira pratica algum tipo de atividade física. Vários países dedicam-se a estudos relacionando a caminhada com a massa corporal, no Canadá a pesquisa realizada pelo Metro Vancouver em 2010, constatou que a possibilidade de aumento de massa corporal diminui em moradores de bairros mais caminháveis, com maior conectividade entre as ruas e que ficam próximo a regiões de comércio, comprovando que estes deslocamentos suprem 90% das atividades físicas diárias. A pesquisa realizada em Atlanta nos EUA mostrou que bairros com baixos índices de caminhabilidade 60% das pessoas são obesos, contra 35%, em bairros caminháveis. Outra pesquisa realizada no estado de Massachussets constatou que os menores índices de massa corporal estavam relacionados aos moradores da cidade de Boston onde existe grande deslocamento exclusivo pela caminhada ou com a complementação pelo transporte coletivo. Diante destes fatos, caminhar como meio de transporte, ganha maior valor, e nossos espaços urbanos e nossa saúde merecem esta qualidade.

Comentários

  1. Respostas
    1. Que bom que você gostou!!!
      Realmente precisamos repensar nossas cidades como um grande espaço de trocas e a saúde está intimamente ligada ao resultado de bom planejamento urbano!!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Soulvenir

Loja Soulvenir - Shopping Iguatemi Florianópolis - SC Visite o site

Visita ao Atlanta BeltLine - Atlanta - Georgia - USA

Visitei o espaço em julho deste ano e fiquei muito impressionada com a tranformação dos espaços públicos promovidas por este projeto, a integração entre o Beltline, o Piedmont Park e o Ponce City Market promovem novos e antigos usos integrando espaços. A proposta iniciou com o projeto de graduação em arquitetura e urbanismo de Ryan Gravel e devido a grande aceitação popular e empenho dos arquitetos a ideia foi ganhando força e hoje é um sustentável projeto de transformação da cidade. O projeto preve no final de toda a instalação a conecção de 45 bairros através de caminhos para pedestres e bicicletas, pequenos bondes e parques, todo baseado no antigo corredor de linhas férreas que rodeavam a cidade de Atlanta.  Aluguei uma bicicleta compartilhada e fiz uma pedalada pelo Piedmont Park e pelo Atlanta Beltline. O sistema de aluguel e um pouco complicado, se você não tiver um celular com internet e um cartão de crédito fica bem complicado. Mas mesmo assim foi muito legal! 

Parque Pedagógico Bosque do Saber - Colégio Catarinense - Florianópolis SC

Ambientes educacionais precisam ser lúdicos, ergonomicos e funcionais. Este projeto compõe o espaço do bosque nos fundos do Colégio Catarinense. A edificação ao centro atende a demanda de um espaço de eventos e confraternização, utilizando elementos como paineis de madeira e aberturas de vidro. O parque no entorno comporta vegetação de grande porte existente e vários equipamentos de lazer educacionais para as crianças como o cantinho das mesas da ilha, área das cores primárias e secundárias, planisferio , rosa dos ventos e o caminho das formas.  Acesso a Casa de Eventos Planta baixa com localização dos equipamentos. Equipamentos pedagógicos.