Pular para o conteúdo principal

Critérios para avaliação da Caminhabilidade - Dissertação de Mestrado - UFSC

A Caminhabilidade mensura o quanto o ambiente externo é agradável para o deslocamento das pessoas. Neste contexto, vários atributos servem como parâmetros para diagnosticar a qualidade dos espaços urbanos para o deslocamento dos pedestres. Podem ser considerados aspectos físicos como dimensão, tipo, manutenção e inclinação do piso, presença de obstáculos ou de mobiliário urbano adequado. Também podem ser avaliados aspectos urbanos como o tamanho da quadra, a diversidade de uso do solo, a permeabilidade das construções e a presença de praças e parques. Alguns aspectos podem estar relacionados a seguridade, isto é, a sensação de segurança, que pode ser transmitida com a presença constante de pessoas, boa iluminação para os períodos noturnos e policiamento. Outro atributo é a segurança, que pode ser assegurada através de espaços urbanos bem dimensionados e sinalizados, com presença de faixas de travessia e sinaleiras para pedestres. Muitos estudos relacionam o aspecto da distancia caminhavel como empecilho aos bons índices de caminhabilidade, e neste caso, a facilidade de acesso ao sistema integrado de transporte como bicicleta, ônibus, carro e metro, agrega valor aos trajetos feitos a pé. Outro aspecto menos comentado e pesquisado, mas de extrema importância, é a topografia, o relevo dos espaços urbanos muitas vezes dificultam ou impedem os deslocamentos a pé. Para ampla compreensão da caminhabilidade de um ambiente, muitos fatores devem ser pesquisados e entendidos, mas se pretendemos projetar cidades para as pessoas, este pode ser o primeiro grande passo.

Acesse a Dissertação na integra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Soulvenir

Loja Soulvenir - Shopping Iguatemi Florianópolis - SC Visite o site

Visita ao Atlanta BeltLine - Atlanta - Georgia - USA

Visitei o espaço em julho deste ano e fiquei muito impressionada com a tranformação dos espaços públicos promovidas por este projeto, a integração entre o Beltline, o Piedmont Park e o Ponce City Market promovem novos e antigos usos integrando espaços. A proposta iniciou com o projeto de graduação em arquitetura e urbanismo de Ryan Gravel e devido a grande aceitação popular e empenho dos arquitetos a ideia foi ganhando força e hoje é um sustentável projeto de transformação da cidade. O projeto preve no final de toda a instalação a conecção de 45 bairros através de caminhos para pedestres e bicicletas, pequenos bondes e parques, todo baseado no antigo corredor de linhas férreas que rodeavam a cidade de Atlanta.  Aluguei uma bicicleta compartilhada e fiz uma pedalada pelo Piedmont Park e pelo Atlanta Beltline. O sistema de aluguel e um pouco complicado, se você não tiver um celular com internet e um cartão de crédito fica bem complicado. Mas mesmo assim foi muito legal! 

Parque Pedagógico Bosque do Saber - Colégio Catarinense - Florianópolis SC

Ambientes educacionais precisam ser lúdicos, ergonomicos e funcionais. Este projeto compõe o espaço do bosque nos fundos do Colégio Catarinense. A edificação ao centro atende a demanda de um espaço de eventos e confraternização, utilizando elementos como paineis de madeira e aberturas de vidro. O parque no entorno comporta vegetação de grande porte existente e vários equipamentos de lazer educacionais para as crianças como o cantinho das mesas da ilha, área das cores primárias e secundárias, planisferio , rosa dos ventos e o caminho das formas.  Acesso a Casa de Eventos Planta baixa com localização dos equipamentos. Equipamentos pedagógicos.